AGRADECEMOS A TODOS QUE SEMPRE NOS VISITARAM, AOS AMIGOS E CLIENTES, INFORMANDO QUE A PARTIR DO DIA 26/06/2012 NOSSAS ATIVIDADES DE ADVOCACIA ESTÃO SUSPENSAS.

NÃO OBSTANTE O FIM DE NOSSAS ATIVIDADES DE ASSESSORIA JURÍDICA, MANTEMOS NOSSO CONTATO DE E-MAIL PARA TROCA DE INFORMAÇÕES JURÍDICAS, VISANDO O APERFEIÇOAMENTO DAS INSTITUIÇÕES DE DIREITO E DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO.
NOSSO ESPAÇO SERÁ UTILIZADO PARA PUBLICAÇÃO DE TEXTOS JURÍDICOS E OUTROS DE INTERESSE GERAL.
Seja bem vindo, estamos a disposição para quaisquer dúvidas ou informações nos contatos abaixo.

NOTWITHSTANDING THE END OF OUR ACTIVITIES LEGAL ADVICE, WE MAINTAIN OUR CONTACT E-MAIL FOR EXCHANGE OF INFORMATION LEGAL, AIMED AT IMPROVING THE INSTITUTIONS OF LAW AND THE DEMOCRATIC STATE LAW.
OUR AREA WILL BE USED FOR PUBLICATION OF LEGAL AND OTHER TEXTS OF GENERAL INTEREST.
Welcome, we are available for any questions or information to the contacts below.

terça-feira, outubro 14, 2008

Ação de Interdito Proibitório em Greve: Competência da Justiça do Trabalho

RE 579648/MG, rel. orig. Min. Menezes Direito, rel. p/ o acórdão Min. Cármen Lúcia,10.9.2008. (RE-579648)

É da competência da Justiça do Trabalho o julgamento de interdito proibitório em que se busca garantir o livre acesso de funcionários e de clientes a agências bancárias sob o risco de serem interditadas em decorrência de movimento grevista. Com base nesse entendimento, o Tribunal, por maioria, proveu recurso extraordinário interposto pelo Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Belo Horizonte contra acórdão do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais que entendera ser da competência da Justiça Comum o julgamento de ação de interdito proibitório ajuizado pela agência bancária recorrida. Considerou-se estar diante de ação que envolve o exercício do direito de greve, matéria afeta à competência da Justiça Trabalhista, a teor do disposto no art. 114, II, da CF. Asseverou-se tratar de um piquete, em que a obstrução, a ocupação, ocorrem como um ato relativo à greve. Vencido o Min. Menezes Direito, relator, que desprovia o recurso, por reputar ser da Justiça Comum a competência para julgar o feito, ao fundamento de que o pedido e a causa de pedir do interdito proibitório não envolveriam matéria que pudesse vincular o exercício do direito de greve à proteção do patrimônio. Alguns precedentes citados: CJ 6959/DF (DJU de 22.2.91); AI 611670/PR (DJU de 7.2.2007); AI 598457/SP (DJU de 10.11.2006); RE 238737/SP (DJU de 5.2.99).

Nenhum comentário:

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
 
L Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro L Tribunal de Justiça do Estado da Bahia L Justiça Federal - Seção Judiciária do Rio de Janeiro L Superior Tribunal de Justiça L Supremo Tribunal Federal L